Pesquisar este blog

terça-feira, 13 de setembro de 2011

A Democracia Desacomoda e Incomoda

Professora Suelen Marchetto

Todos pedem liberdade de expressão. O tempo de não poder falar e debater está apenas nos livros de História e em lembranças de mentes brilhantes que se confrontaram com o regime militar. Um regime duro que calou muitos que tinham muito para falar: aqueles que lutavam pela democracia. Hoje, todos têm liberdade de expressão e há muitos espaços para aqueles que querem. Mas será que existe um verdadeiro querer? A democracia visa atender a todos, mas será que todos querem a democracia?
Já ouvi dizer que na ditadura é tudo mais fácil. Realmente, tudo já está dado, basta cumprir, ninguém precisa ou deve questionar. Na democracia não, tudo precisa ser debatido, as opiniões devem ser levadas em conta, todos somos responsáveis pelas decisões. Quando me torno responsável pelo todo e quando não posso me indignar com a decisão da maioria, as coisas se desacomodam, torna-se mais difícil para mim. Reclamar? De quem? De todos? Eu me incluo nestes “todos”. A situação se torna mais difícil quando assumo um cargo de liderança em algum grupo: devo ouvir e considerar a opinião de todos e, mesmo que não prevaleça a minha ideia, devo acatar e fazer cumprir a ideia do grupo. Convencer é muito mais difícil que impor. Ensinar é muito mais difícil que fazer. Viver em uma democracia desacomoda. E quem está disposto a se incomodar?
Nestes dias, debatendo com um grupo de alunos sobre o papel da escola na vida de cada um, ouvi muitas reclamações: “a escola não nos deixa falar, não nos deixa opinar”. Questionei o grupo sobre a sua maneira de falar, perguntei se já tinham debatido entre eles o que teriam a dizer, no que seus argumentos estavam fundamentados e não obtive resposta diferente de reclamações. Creio que os nossos jovens são o reflexo da nossa sociedade. Defendo o princípio que reclamar não resolve, não agrega. A indignação é diferente, esta nos faz agir, lutando com argumentos fundamentados. Acredito que a sociedade brasileira ainda tem muito a aprender em termos de democracia. Ainda nos são tentadores o autoritarismo ou a acomodação. Devemos instigar nossos jovens a não se acomodarem. É preciso que indiquemos uma democracia responsável. Não precisamos de uma sociedade de gente que só reclama, mas de homens e mulheres que tenham atitudes e busquem seus lugares em nosso país democrático.
Acredito que nossa democracia deve ser aprimorada a cada dia. Nossa sociedade ainda tem muito a aprender para respeitar as liberdades de cada um e unir forças para um Brasil cada vez melhor. Precisamos nos desacomodar para garantir que a ditadura seja apenas uma lembrança, triste para muitos, não tão triste para outros. Que continue nos livros de História a fim de honrarmos os que lutaram e morreram para que vivêssemos este período de construção democrática.  Período que nos desacomoda, que nos incomoda, mas que nos faz livres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário